O Syndicato Patronal dos Hervateiros Catharinenses (SPHC) foi criado tendo como base territorial o estado de Santa Catarina, em assembleia ocorrida no dia 31/03/1936 na cidade de Joinville (SC). O então novo sindicato visava à união dos “... Exportadores, moageiros e commerciantes, por atacado, de herva mate, decorrentes de sua organização de acordo com as Leis Vigentes...” (SPHC, 1936).

Aos 17 dias de fevereiro de 1941 com a presença do Sr. Claudio Barbosa Lima, M.D. Encarregado da 4ª Zona de fiscalização da 16ª Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi realizada assembleia para ratificação de reconhecimento do sindicato como órgão representativo da atividade ou categoria econômica representada pelas indústrias do mate.

Neste momento também foi alterado o nome para Sindicato da Indústria do Mate do Estado de Santa Catarina – Sindimate, mantendo a categoria econômica e aprovando a alteração estatutária. Conforme o estatuto as diretorias eram renovadas a cada dois anos até 19/08/1969, quando o Decreto 771 estabeleceu a alteração do período de duração mandato de diretoria para três anos. Em 04/07/1949 o Sindimate filia-se a FIESC, sendo um dos sócios fundadores no ano de 1950 quando foi oficializada a fundação da FIESC.

São prerrogativas e objetivos institucionais do SINDIMATE conforme Art. 3º do estatuto: I – representar os direitos e interesses da categoria, na forma do estabelecido na Constituição Federal, art. 8º, inciso III; II - eleger ou designar representantes da respectiva categoria; III -fixar a contribuição para o custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei, devida por todos os integrantes da categoria; IV - conciliar divergências e conflitos entre os associados, bem como promover a solidariedade e a união entre eles; V - celebrar convenções e contratos coletivos; VI - colaborar com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a categoria econômica que representa.

O Sindimate tem abrangência no estado de Santa Catarina, exceto nos municípios de Catanduvas, Campo Êre, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Faxinal Dos Guedes, Ibicaré, Irani, Jaborá, Ouro, Ponte Serrada, São Domingos, Tangará, Xanxere, Xaxim e Jaraguá Do Sul.

Atua fortemente nas questões ligadas a cadeia produtiva da erva-mate, que vão desde ações para a inclusão de produtos de erva-mate na cesta básica e na merenda das escolas de SC, assim como na discussão de políticas públicas e legislações pertinentes, colaborando desta forma, para o desenvolvimento do estado e consequentemente na geração de emprego e renda da população.

Veja abaixo as empresas apoiadoras deste site.